
ASSUNTO: USO DE CHÁ DE QUEBRA-PEDRA DE FORMA INDISCRIMINADA PARA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE DOENÇA RENAL EM GATOS. A ANCLIVEPA-MA
Vem, por meio desta nota, alertar sobre os perigos do uso indiscriminado de plantas medicinais para cães e gatos sem a prescrição do Médico Veterinário, o que pode causar intoxicações graves, reações adversas, mascarar a gravidade das doenças, provocar erros de diagnóstico e causar sofrimento e morte dos animais. Sendo assim, repudia veementemente a indicação de uso por leigos, sobretudo prometendo a prevenção e cura de doenças graves dos animais, a qual configura maus tratos e charlatanismo.
A ANCLIVEPA-MA reconhece que o uso de plantas medicinais e de fitoterápicos possui fundamental importância na Medicina Veterinária, constituindo de preparações vegetais padronizadas, devidamente manipuladas e prescritas pelo veterinário e conforme a legislação vigente, com posologia adequada ao paciente. Alertamos que qualquer medicação aos animais, inclusive os fitoterápicos, deve ser prescrita exclusivamente pelo médico veterinário, seja com finalidade profilática, curativa ou como paliativo. É necessário lembrar que as plantas medicinais possuem substâncias quimicamente ativas no organismo e que seu uso indiscriminado é totalmente contra indicado. Sendo assim, repudia veementemente as indicações indiscriminadas e leigas DE CHÁ DE QUEBRA-PEDRA PARA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE DOENÇA RENAL PARA GATOS e alerta dos seus riscos à saúde.
Andreia Vitor Couto do Amaral, Médica Veterinária, PhD, Vice-presidente da ANCLIVEPA-MA